Teorias Da comunicação

Início » Teoria do Agendamento

Teoria do Agendamento

 A Teoria do Agendamento pressupõe que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiados.A teoria do agendamento defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam nossas conversas. Ou seja, a mídia nos diz sobre o que falar e pauta nossos relacionamentos.
A hipótese do agenda setting não defende que a imprensa pretende persuadir. A influência da mídia nas conversas dos cidadãos advém da dinâmica organizacional das empresas de comunicação, com sua cultura própria e critérios de noticiabilidade. Nas palavras de Shaw, citado por Wolf, “as pessoas têm tendência para incluir ou excluir de seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo”. É disso que se trata o agendamento.
Na maioria dos casos, estudos baseados nessa teoria referêm-se a confluência entre a agenda midiática e agenda pública. Entretanto, seus objetivos não são verificar mudanças de voto ou de atitude, mas sim a influência da mídia na opinião dos cidadãos sobre que assuntos devem ser prioritariamente abordados pelos políticos. No Rio de Janeiro, por exemplo, o assunto violência tem espaço diário nos jornais. Adivinhem que tema os políticos mais falam?
A ação da mídia no conjunto de conhecimentos sobre a realidade social forma a cultura e age sobre ela. Para Noelle Neumann, citada por Wolf, essa ação tem três características básicas:

  • Acumulação: é a capacidade da mídia para criar e manter relevância de um tema.
  • Consonância: as semelhanças nos processos produtivos de informação tendem a ser mais significativas do que as diferenças.
  • Onipresença: o fato da mídia estar em todos os lugares com o consentimento do público, que conhece sua influência.

Teoria do agendamento é constituida basicamente pela tendência a achar mais relevantes os temas mais pautados pela mídia, mais especificamente é uma teoria que filtra uma informação e decide o que deve ou não ser veiculado,esses temas não seguem obrigatoriamente o critério de interesse público. Tem mais a ver com as condições de produção e cultura própria, também não estuda a mídia como elemento de persuasão.

  Concluindo, a teoria do agendamento nos diz, que as notícias pautam nosso dia a dia, nossas conversas e isso acontece com o poder da mídia de selecionar o mais importante e nos fazer enchegar que aquilo é sim o mais importante. As vezes o poder convencimento da mídia parece manipulação, mas não é, a mídia simplesmente expõe as notícias que julgam importante e o público, tradicionalmente, acredita sem duvidar e repassa aquele assunto para frente, sem questionar.

27 Comentários

  1. Carlos Viegas disse:

    Muito bom 🙂
    Obrigado pelo excelente resumo!

  2. Ivan Sérgio disse:

    Perfeito o resumo. Estava precisando de uma síntese tão bem elaborada.

  3. Gabriela disse:

    ótimo! Texto de fácil compreensão e conteúdo muito rico.

  4. Edmilson disse:

    Essa ideia de que a mídia e boazinha e informa os cidadãos do que realmente eles precisam saber é balela. Reparem na mídia, ela só sabe defender o movimento gay, o movimento negro, promover o feminismo, abortismo, desmoralizar a fé cristã e por vai. Recentemente presidente brasileira se encontrou com o dono do Facebook, a pretexto de levar a internet a lugares carentes. Resultado? Muitos usuários habituados a apontar os constantes atentados que o partido cujo vem fazendo a democracia, tiveram seus posts impedidos de serem publicados. A imprensa tocou no assunto? Não! Não devemos nem a pau confiar na mídia e pelo andar da carruagem até as redes sócias estarão sob risco.

  5. Lucas disse:

    ajudou. valeu

  6. Daniele oliveira disse:

    Muito bom, me ajudou bastante
    Tenho uma prova hoje de comunicação comunitária e esse assunto era o único que não havia entendido até agora. obrigada!

  7. Nathalia Monteito disse:

    Média agenda ou Agenda mídiatica: questões discutidas pela mídia
    Public agenda ou (Agenda pública ou sociedade civil): questões discutidas e pessoalmente relevamtes para o público
    Policy agenda (agenda de políticas) : questões que os gestores públicosconsidera intelectantes.

  8. […] interpretação do momento atual do país, acionando, a meu ver, três teorias de comunicação: agendamento, espiral do silêncio e ecologia midiática, que possuem grande capacidade analítica de juntas […]

  9. […] do momento atual do país, acionando, a meu ver, três teorias de comunicação de massa: agendamento, espiral do silêncio e ecologia midiática. Elas possuem grande capacidade analítica de, […]

  10. gomes kiala disse:

    A teoria de agendamento é para actividade laboral. É uma teoria incrível!

  11. Lucas M disse:

    Até hj o blog ajudando..
    Obrigado !!

  12. Layse disse:

    Boa noite, você poderia me indicar os principais livros sobre essa teoria? Ajudaria no meu tcc. Obrigada.

  13. alana disse:

    Gostaria de saber as referências. Obrigada.

  14. Kathy Michtal disse:

    Ajuda muito se colocar o autor no qual você embasou sua escrita! 🙂 ficadica
    Parabéns excelente texto!

  15. Tauã Borges disse:

    Muito bom o texto!!!

    OBS: Enxergar se escreve com “X”. abraços

  16. Lucas disse:

    Continuem com isso!! A ideia é boa justamente pela didática que vocês têm para tratar de textos prolixos!!! Se prezarem sempre pela boa pesquisa e apuração, pra garantir credibilidade, não há onde pôr defeito no projeto. Continuem. Existem ainda algumas ótimas teorias a serem abordadas aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: